A grife italiana Versace fechou suas lojas no Japão, um dos principais mercados do segmento do luxo no mundo. Depois de quase 30 anos presente ali, a marca está passando por uma revisão estratégica e anuncia que pretende voltar em 2010, com novas lojas. O escritório da marca em Tóquio será encerrado até o fim deste ano.

A saída da empresa reflete a diminuição do papel do Japão como um consumidor de produtos de luxo, como cravejado de diamantes, relógios e bolsas de pele de crocodilo. O mercado de luxo japonês foi um dos mais afetados pela crise mundial.

Também afetado pela crise, o Grupo LVMH, proprietário de marcas prestigiadas como Fendi e Louis Vuitton, teve uma redução de 20% em suas vendas no Japão no primeiro semestre de 2009, e já no restante da Ásia teve um crescimento de 4%.

Apesar do fechamento de suas lojas próprias, Versace continuará presente no Japão através de canais de distribuição selecionados, como lojas luxuosas de multimarcas, além de prometer voltar ao país em 2010.