Por Ricardo Ojeda Marins

A luxuosa loja de departamentos Harrods, em Londres, foi vendida por cerca de £ 1,5 bilhão (aproximadamente R$ 4 bilhões), segundo confirmou a BBC de Londres.

A venda para o Qatar Holding Group, da família real do Qatar, foi confirmada por Ken Costa, conselheiro no acordo e presidente da Lazard International, no último sábado.

O empresário egípcio Mohammed Al Fayed, proprietário da Harrods desde 1985, concordou em vender a luxuosa loja para a empresa Qatar Holdings. O acordo foi assinado por Fayed e Ahmad Al-Sayed, CEO da Qatar Holding, , na embaixada do Qatar em Mayfair, levando ao fim meses de especulação na cidade sobre o futuro do templo do consumo de luxo. Al Fayed comprou a Harrods há 25 anos, por £ 615 milhões.

O Qatar Holding Group está interessado em desenvolver o potencial da Harrods como uma prestigiosa marca de luxo global e expandir as vendas em todo o mundo pela internet, sempre mantendo as tradições do legendário empreendimento britânico. Al Fayed deverá continuar a ter uma participação na loja, mas não estará envolvido no dia-a-dia do negócio.A venda incluirá todas as partes do grupo Harrods, incluindo propriedades e uma companhia de vôos charter.

Além da loja de departamentos, Al Fayed também é dono do time de futebol Fulham FC e sua fortuna foi recentemente estimada em £ 650 milhões.

Source: BBC London http://news.bbc.co.uk/2/hi/business/8669657.stm