A Vivara, líder no varejo de joias no Brasil, foi eleita como empresa mais admirada pelos consumidores na categoria Artigos Pessoais do ranking IBEVAR-FIA 2020, que elege as empresas mais representativas do varejo nacional. Esta é a 11ª edição da premiação realizada pelo Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo.
“O resultado reflete nosso desafio incansável: fazer de cada história única e especial por meio da relação dos clientes com nossas joias, ao longo de várias gerações”, disse Marcio Kaufman, CEO da Vivara, agradecendo a todos os colaboradores, parceiros e clientes. A rede de joalherias faz parte de uma lista de peso ao lado de gigantes como Riachuelo, Cacau Show e Magazine Luiza, esta última apontada como a marca de varejo mais admirada pelos consumidores em duas categorias: eletroeletrônicos e no comércio eletrônico em geral.
Apesar de ter fechado o segundo trimestre com prejuízo de R$ 1,6 milhão, e uma queda de 54,6% da receita líquida, para R$ 137,6 milhões, as vendas online surpreenderam: o e-commerce cresceu 387,0% no trimestre, atingindo 63,9% do faturamento.
A rede de joalherias, fundada em 1962, atua com peças de valores acessíveis, como itens da marca Vivara Life, com valores a partir de aproximadamente R$ 150,00, podendo chegar ao alto luxo, como por exemplo um belíssimo Brinco Solitário em Ouro Branco e 200 Pontos de Diamantes, que custa R$ 120.000,00.
Durante a pandemia, mesmo com as lojas fechadas, a equipe de vendas bem treinada e comprometida com a excelência no atendimento, cumpriu com maestria a missão de fascinar os clientes, através do projeto Joias em Ação, que teve o cuidado com a proposta de valor da marca, limitando a abordagem remota das vendedoras aos clientes mais frequentes. Depois a iniciativa ganhou uma nova funcionalidade em que o cliente poderia solicitar uma consultoria online, através do Whatsapp, permitindo que os novos clientes também pudessem ter acesso à venda assistida já tão consagrada nas lojas físicas.
O comportamento das marcas durante a pandemia vem sendo algo bastante debatido há alguns meses. A Vivara adequou sua comunicação às mudanças tão evidentes no comportamento do consumidor durante a pandemia e o isolamento social. A marca adotou uma abordagem mais emocional em suas campanhas, buscando novas formas de interagir com seus clientes.