A renomada grife suíça Vacheron Constantin abriu um espaço exclusivo em Buenos Aires. A grife, cuja sede fica em Genebra, escolheu a capital da Argentina para acolher o seu maior ponto-de-venda na América do Sul. O local escolhido foi o Petit Palais, pertencente à tradicional joalheria Simonetta Orsini, que fica no bairro da Recoleta, a poucos passos da Avenida Alvear, endereço de grifes de luxo como Hermès, Nina Ricci e Ralph Lauren, além do luxuoso Alvear Palace Hotel.
Localizado no primeiro andar do Petit Palais, o espaço Vacheron Constantin segue toda a concepção estética e histórica da maison da marca, na Suíça. O espaço dedicado à preciosa alta relojoaria oferece um cenário que une o luxo e a sofisticação, além de ser acolhedor e confortável. Vale destacar a espetacular arquitetura e interiores elegantes com acabamento em madeiras selecionadas, couro e móveis finos criando uma atmosfera de confiança e serenidade, além, é claro, dos tão cobiçados relógios da marca, aguçando o desejo dos consumidores.
A inauguração, que ocorreu no final de maio de 2010, foi seguida por um jantar no Cigar Club Cohiba Atmosphere, clube privativo para apaixonados por charutos cubanos e que fica no terceiro andar do luxuoso empreendimento. Para esta ocasião especial, peças exclusivas de Vacheron Constantin foram exibidas, atestando o design elegante e sofisticado, a excelência técnica e a perfeição que definem a tradição secular e o know-how inigualável de Vacheron Constantin.
Petit Palais é o nome da mais nova e luxuosa unidade de Simonetta Orsini, joalheria que desde 1920 atende ao consumidor de luxo da Argentina e internacional. Estar no elegante edifício histórico nos remete a 1926, ano de sua construção, onde estão concentradas marcas de luxo do segmento de jóias e da alta relojoaria como Cartier, Chanel, Baume & Mercier, entre outras. O clássico espaço de 800 metros quadrados foi originalmente criado pelo arquiteto e artista norueguês Alejandro Christophersen, que também projetou algumas das obras mais notáveis da arquitetura de Buenos Aires, enquanto a reforma ficou por conta do arquiteto argentino Gustavo Gontovnikas, que já assinou projetos em diversos países da América Latina para marcas notáveis como Lacoste, Paula Cahen D’Anvers e outras.
Juan Carlos Torres, CEO da marca suíça, prestigiou pessoalmente a inauguração, destacando a importância do mercado argentino, onde a marca está presente há mais de 160 anos. “Em 1850 enviavam-se peças para apenas duas cidades de toda a América – Nova York e Buenos Aires”, explicou Torres. A Vacheron Constantin, que faz parte do Grupo Richemont, fabrica cerca de 17 mil relógios por ano, com preços que iniciam em US$ 15 mil e podem chegar à casa dos milhões de dólares americanos. Há cinco anos, por exemplo, em comemoração ao aniversário de 250 anos da marca, foi criado um modelo de edição limitada, vendido apenas na maison de Genebra, ao preço aproximado de US$ 1 milhão.
“Vimos que em Buenos Aires não havia um lugar onde se pudesse respirar o luxo”, diz Miriam Kohen, sócia-diretora de
Simonetta Orsini e diretora do Petit Palais Buenos Aires. Assim, o novo ícone da Recoleta visa responder à premissa de realizar e tornar tangível, de alguma forma, a suntuosidade. O conceito de luxo parece ter mudado nos últimos tempos. “Hoje o luxo tem mais ligação com a experiência, com o momento de prazer em que você escolhe um objeto específico, do que o objeto em si”, diz ainda Kohen.
Fundada em 1755 por Jean-Marc Vacheron, a grife Vacheron Constantin é uma das marcas mais tradicionais da alta relojoaria, e o mais antigo fabricante de relógios do mundo em atividade. Desde 1996, a marca pertence ao grupo Richemont, um dos maiores conglomerados de empresas de bens de luxo, que também detém marcas como Cartier, Montblanc, Jaeger-LeCoultre e outras. Presente com boutiques próprias na Europa, Estados Unidos, Ásia e Oriente Médio, os produtos da prestigiosa grife também podem ser encontrados em joalherias especializadas na América do Sul, em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Caracas e Buenos Aires.